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Respondemos às dúvidas mais frequentes

1O que é Marketing Digital?
São ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, da telefonia celular e outros meios digitais, para assim divulgar e comercializar seus produtos, conquistando novos clientes e melhorando a sua rede de relacionamentos. Ele engloba a prática de promover produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para então chegar aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência. Esse tipo de marketing traduz-se em ações adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing direto e, simultaneamente, potencializar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.
2Como o Marketing Digital pode me ajudar?
O mundo digital permite que com um investimento menor do que os normalmente gastos em mídia tradicional muitas pessoas sejam impactadas pelos seus anúncios e entrem em contato com a sua marca. O que antes era apenas uma estratégia suporte, hoje é um dos maiores artifícios das empresas que realmente querem crescer. Tanto a criação de anúncios quanto a presença nas redes sociais se tornou obrigação para aqueles que almejam algum sucesso no mercado atual. Seja para empresas de pequeno, médio ou grande porte, o marketing digital pode e vai mudar a realidade do seu negócio.
3É caro investir em Marketing Digital?
A ideia é bastante simples: quanto custa para a sua empresa não ser vista, estar de fora de uma revolução digital na qual 68% das pessoas se voltam para a internet para buscar informações sobre ações e compras que desejam fazer no futuro? Quanto custa para a sua empresa se perder em meio a um oceano de concorrentes? Uma pequena mudança de perspectiva pode fazer com que você veja que o que realmente é caro é não se destacar. É ser mais do mesmo. O marketing digital não é caro especialmente porque, quando bem feito, traz um retorno que vai além de leads em um banco de dados e vendas sendo anotadas pelos seus departamentos. Ele aproxima a sua empresa do seu público, permite uma conversa bilateral e traz uma coisa incrível para o seu negócio: a possibilidade de um relacionamento real com seus clientes e de criar momentos de encantamento e fidelização em várias etapas do processo de venda.
4Como mensurar resultados de marketing digital?
A análise de resultados de marketing digital é um processo feito através de métricas, que são sistemas de mensuração que quantificam uma tendência, um comportamento ou uma variável de negócio, permitindo medir e avaliar o desempenho de qualquer ação de marketing. As métricas a serem analisadas são estabelecidas de acordo com os objetivos e metas de cada negócio. São importantes para identificar acertos e falhas, corrigir erros, otimizar campanhas e tornar a tomada de decisão mais inteligente.
5Eu não tenho dinheiro para investir em Marketing Digital.
Essa, com certeza, é a justificativa mais comum para as pessoas invalidarem seus investimentos em marketing digital. No marketing digital existem ferramentas que são gratuitas e outras com preços irrisórios. Ter um blog, por exemplo, é gratuito. Assim como ter uma conta em uma rede social. É barato e gera bons resultados. Portanto, a falta de dinheiro não deveria ser desculpa. Além do mais, há ainda a questão do ROI (Retorno sobre Investimento). Isso quer dizer que se você investe 1 real, sai 2 reais do canal. Logo, há garantia de que o dinheiro investido retornará para a empresa. P.S. Muitas pessoas dizem não ter dinheiro para investir no futuro da sua empresa, porém mantém serviços mensais que na maioria das vezes não são utilizados, tais como: Netflix, Spotify, SmartFit, etc. Sua empresa é quem paga esses luxos, invista nela sempre em primeiro lugar.
6Já tive experiências anteriores ruins.
Algumas empresas não se responsabilizem por encontrar os melhores resultados reais. E, sim, há experiências negativas no mercado – mas isso acontece pela falta de credibilidade e conhecimento. A culpa não é do marketing digital e sim das pessoas que dizem saber operar nele. Se você é uma empresa que quer investir em marketing digital, a principal dica é: opte por escolher agências que deixam claro seus objetivos. Só a partir disso é possível garantir os retornos. Tudo se baseia em uma boa estratégia de marketing digital.
7Minha empresa ainda nem tem site.
Isso realmente pode ser um erro para a sua empresa, no entanto, não é motivo para deixar de investir em marketing digital. Com um blog já é possível começar a entregar conteúdos de qualidade e relevantes para o seu setor de atuação. A partir disso, cria-se uma base de relacionamento que pode migrar para as redes sociais, por exemplo. Entenda que ainda que o site seja uma identidade importante, criar landing pages pode ser mais assertivo em termos de conteúdos e geração de leads. Logo, não ter um site não te impede de investir em marketing digital.
8Tenho confiança total no marketing offline/tradicional.
Não são raras as pessoas que afirmam que o negócio delas não precisa do marketing digital para crescer e que “as vendas estão indo bem assim mesmo”. O que se sabe é que atualmente as pessoas que acessam a internet acabam comprando produtos por lá também. Para se ter uma ideia, as informações disponíveis em sites e blogs (ou nas redes sociais) faz com que 70% da decisão de compra seja tomada pelo cliente. E isso porque ele nem precisa, necessariamente, conversar com o seu vendedor. Isso prova a mudança de comportamento que está acontecendo no mundo online. De maneira geral, o marketing digital é o caminho mais barato para alavancar as vendas. Porque ele foca em resultados, métricas, posicionamento. Os conteúdos gerados por sua empresa no mundo online tornam-se ativos delas por uma longa data. Diferente de um panfleto, jornal, revista, propaganda de rádio e TV ou outdoor.
9Meu produto ainda não está pronto.
Outra desculpa que as empresas dão para não investir em marketing digital é o fato de dizerem que o produto ainda não está pronto. Mas, é aí que as ferramentas da internet podem ser determinantes. Você pode testar as versões iniciais do seu produto, responder a pesquisas de mercado ou encontrar pessoas que queiram investir no pré-lançamento do produto. O público deixa de ser um mero comprador e passa a ser peça-chave na produção do seu produto. Isso faz parte do que chamamos de planejamento de marketing.
10Me falta tempo para investir em marketing digital.
A falta de tempo, na verdade, é uma desculpa usada em quase todas as horas, não é? Para investir no marketing digital não é diferente. Afinal, se você é empreendedor tem que lidar com a liderança da sua empresa também. Mas, a verdade é que a falta de tempo não pode ser um motivo para você não conseguir aumentar suas vendas com o marketing digital. Para isso existe a Nexus Marketing, para fazer o seu Marketing Digital enquanto você se preocupa com a administração da sua empresa e coleta de resultados.

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